Éric Alliez (Paris 8 – Kingston University)

/palestra de abertura/ 04.12/ 19h30

Professor de Filosofia e Criações Contemporâneas em Arte no Departamento de Filosofia da Université Paris 8 e Professor destacado de Filosofia Contemporânea Francesa no Centre for Research in Modern European Philosophy (Kingston University, Londres). Publicou, entre outros, Les Temps Capitaux (prefácio de G. Deleuze), La Signature du monde, ou Qu’est-ce que la philosophie de Deleuze et Guattari?, Paris, Cerf, 1993 [trad. brasileira, Rio de Janeiro, Editora 34, 1995]; De l’impossibilité de la phénoménologie. Sur la philosophie française contemporaine, Paris, Vrin 1995 [trad. brasileira, Rio de Janeiro, Editora 34, 1996]; Gilles Deleuze. Une Vie philosophique (direction scientifique), Paris, Synthélabo, 1998 [trad. brasileira, Rio de Janeiro, Editora 34, 2000]; Capitalism and Schizophrenia and Consensus. Of Relational Aesthetics, Istambul, Baglam Publishing, 2010; Spheres of Action: Art and Politics (ed. com P. Osborne.), Londres, Tate Publishing, 2013. Seus livros mais recentes fazem uma crítica da estética numa trilogia dedicada à arte moderna e contemporânea, como L’Œil-Cerveau. Nouvelles Histoires de La peinture moderne (em colaboração com J.-Cl. Martin), Paris, Vrin, 2007; Défairel’ image. De l’art contemporain (em colaboração com J.-Cl. Bonne), Dijon, Les Presses duréel, 2013. No Brasil, foi fundador e diretor do Colégio Internacional de Estudos Filosóficos Transdisciplinares (1988-1996), bem como editor da Coleção Trans (Editora 34).

Professor Éric Alliez teaches Philosophy and Contemporary Creations in Art in the Philosophy Department at The University of Paris 8, he is also a renowned professor of Contemporary French Philosophy at the Centre for Research in Modern European Philosophy (Kingston University, London). Les Temps Capitaux (foreword of G. Deleuze), La Signature du monde, ou Qu’est-ce que la philosophie de Deleuze et Guattari? , Paris, Cerf, 1993 [Brazilan translation, Rio de Janeiro, Editora 34, 1995]; De l’impossibilité de la phénoménologie. Sur la philosophie française contemporaine, Paris, Vrin 1995 [Brazilan translation, Rio de Janeiro, Editora 34, 1996]; Gilles Deleuze. Une Vie philosophique (direction scientifique), Paris, Synthélabo, 1998 [Brazilan translation, Rio de Janeiro, Editora 34, 2000]; Capitalism and Schizophrenia and Consensus. Of Relational Aesthetics, Istambul, Baglam Publishing, 2010; Spheres of Action: Art and Politics (ed com P. Osborne.), Londres, Tate Publishing, 2013. His most recent books make a Critique of Aesthetics in a trilogy dedicated to modern and contemporary art: L’Œil-Cerveau. Nouvelles Histoires de La peinture moderne (in collaboration with J.-Cl. Martin), Paris, Vrin, 2007; Défairel’ image. De l’art contemporain (in collaboration with J.-Cl. Bonne), Dijon, Les Presses du réel, 2013. In Brazil, Éric Alliez was the founder and director of the International College of Transdisciplinary Philosophical Studies (1988 – 1996), as well as, the editor of the Collection Trans (Editora 34).


Jorge Menna Barreto (UDESC)

/workshop/ 05.12/ 10h – 12h

/mesa temática/ 05.12/ 15h15 – 16h45

Formado em Artes Plásticas pela UFRGS, é mestre e doutor em Poéticas Visuais pela ECA/USP. Atualmente, dedica-se a um pós-doutorado no departamento de Artes Visuais da UDESC, no qual investiga relações possíveis entre agroecologia e o site-specific. Práticas visuais e discursivas se mesclam em sua trajetória, seja enquanto educador, tradutor, artista ou escritor.

Jorge Menna Barreto graduated in Fine Arts from UFRGS, holds a M.A. and a doctorate degree in Visual Poetics from ECA/USP. Now, he´s dedicated to a Ph.D programmme in the Visual Arts Department from UDESC, where he investigates possible relations between agroecology and site-specific. Visual and Rhetorical practices has mixed together all along his pathway as an educator, as well as, an artist, translator and writer.


Guto Nóbrega (UFRJ)

/apresentação de projeto/ 05.12/ 14h – 15h15

Doutor (2009) em Interactive Arts pelo programa de pós graduação Planetary Collegium (antigo CAiiA-STAR), University of Plymouth UK, onde desenvolveu pesquisa sob orientação do Prof. Roy Ascott durante 4 anos com bolsa de doutorado pleno pela CAPES. Sua pesquisa de caráter transdisciplinar nos domínios da arte, ciência, tecnologia e natureza investiga como a confluência desses campos (em especial nas últimas décadas) tem informado a criação de novas experiências estéticas.

Guto Nóbrega holds a doctorate degree in interactive arts from Planetary Collegium, University of Plymouth, UK. He is vice-coordinator of the Post graduation Programme in Visual Arts from UFRJ, and coordinates the Nucleus of Arts and New Organisms – NANO/EBA/UFRJ.


Maria Luiza Guimarães Fragoso (Malu)

 /apresentação de projeto/ 05.12/ 14h –  15h15

Artista e pesquisadora em Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ, coordenadora do Núcleo de Arte e Novos Organismos – NANO, professora do Departamento de Comunicação Visual Design, Escola de Belas Artes/ UFRJ.

Maria Luiza (Malu) Fragoso is an artist, as well as, a researcher in Arts and Technology in the Post-graduate Program in Visual Arts from UFRJ. She also coordinates de Department of Arts and New organism – NANO, and teaches in the Department of Visual Communication and Design at the Fine Arts School/ UFRJ.


Ciane Fernandes (PPGAC-UFBA)

/mesa temática/ 05.12/ 15h15 – 16h45

/workshop/ 06.12/ 10h – 12h

Performer, professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA desde sua fundação, e da Escola de Teatro da UFBA; M.A. e Ph.D. em Artes e Humanidades para Intérpretes das Artes Cênicas pela New York University, Pós-Doutora pela Faculdade de Comunicação da UFBA, Analista de Movimento (Certified Movement Analyst/C.M.A.) pelo Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), de onde é pesquisadora associada. Autora de dois livros esgotados no Brasil, também publicados no exterior (Estados Unidos e Inglaterra), além de oito revistas acadêmicas sobre educação somática, dança-teatro e análise de/em movimento. Fundadora e diretora do Coletivo A-FETO de Dança-Teatro da UFBA desde 1998.

Ciane Fernandes, performer and a professor in the Performing Arts Postgraduate Programme from UFBA since its foundation, also teaches at the Theater School from UFBA, she received her M.A and Ph.D in Arts and Humanities for interpreters of the performing arts from New York University and holds a post-doctorate degree in Communication from UFBA, Certified Movement Analyst/ C.M.A from Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies (New York), where she’s an associate researcher. She has published two sold out books in Brazil, which had also been published in the USA and England. In addition, she published eight academic magazines on Somatic education, dance-theater and analysis of/in movement. She is the founder and director of the collective A-FETO of Dance-Theater from UFBA since 1998.


Julie Barnsley (National Arts University-Caracas)

/apresentação de projeto/ 06.12/ 14h – 15h15

Dançarina britânica, coreógrafa, professora e pesquisadora em corpo/ movimento, com Bachalerado de Artes em Dança. Como dançarina trabalhou com os neo-expressionistas Reinhild Hoffman e Gerhard Bohner na Alemanha, Lloyd Newson (DV8) na Inglaterra e Poppo Shiraishi (Butoh) em Nova York. Em Caracas foi membro fundadora do Danzahoy e CLADA, Centro Latino-americano de Dança. Foi professora de coreografia e investigadora de métodos de ensino em dança moderna e pós-moderna no IUDANZA, Instituto Universidade de Dança. Atualmente é professora de coreografia, além de coordenadora e principal autora do Programa de Educação Somática Consciência Explanatória Corporal na UNEARTE, Universidade Nacional Experimental das Artes. Por seu trabalho no Aktion Kolectiva, Barnsley recebeu o Prêmio The Critven, Críticos da Venezuela, Municipal Dance Awards (seis vezes), Casa del Artista. Tornou-se Professora Honorária da UNEARTE em 2011.

British dancer, choreographer, teacher, and body/movement researcher B.A. in dance. Initial full time training at the Place, London School of contemporary dance, further dance studies in Germany, New York and Caracas. As a dancer she has worked with the neoexpressionists Reinhild Hoffman and Gerhard Bohner in Germany, Lloyd Newson (DV8) in England, Poppo Shiraishi (Butoh) in New York. In Caracas, was founder member of Danzahoy and CLADA, the Latinamerican Dance Centre, and founder director of Acción Colectiva, currently Aktion Kolectiva, dance / physical theatre /video research laboratory. Was professor of choreography and investigator of modern and post modern dance teaching methods at the IUDANZA, the University Dance Institute, and she is currently professor of choreography, and the principal author and coordinator of the somatic education program Conciencia Exploratoria Corporal, at the UNEARTE, the National Experimental University of the Arts. She was collaborator on the magazine “Movimiento: Danza escenica”. She has extensive performing, directing and teaching experience in Europe, Latinamerica, United States and Asia. For her work with Aktion Kolectiva, Barnsley has received The Critven Award, Critics of Venezuela ; Municipal Dance Award (6 times ); National Dance Award, Casa del Artista; She has also been invited onto the Committee of Experts at the Monaco World dance Awards; the jury for the National dance awards in Colombia; and the jury for the International Artistic Residencies (Residencias Artísticas: México-Colombia-Venezuela.). Honorary Professor of the UNEARTE in 2011.


Hélène Doyon (Ph.D.) e Jean-Pierre Demers (UQUAM|Canadá) 

/palestra de encerramento/ 06.12/ 18h30 – 20h30

Professora na UQAM, onde ministra o seminário de metodologia, Le performatif, em níveis de graduação e doutorado. Ministra ainda, Espace social et politique de l’art: Art et vie confondus, um seminário de mestrado inicialmente desenvolvido por Jean-Pierre Demers, ex-palestrante que atualmente é doutorando no Études et pratiques des arts program (UQAM). O trabalho da dupla Doyon/Demers tem sido apresentado no Canadá, Europa, Brasil, Cuba e Japão.

Hélène Doyon (Ph.D.) is a professor at UQAM, where she gives a seminar on methodology at the doctoral level and undergraduate courses such as “Le performatif.” She also teaches “Espace social et politique de l’art: Art et vie confondus,” a master’s seminar initially developed by Jean-Pierre Demers, a former lecturer who is currently a doctoral candidate in the “Études et pratiques des arts” program (UQAM). Their work has been presented in Canada, Europe, Brazil, Cuba and Japan. Their published works include “Coefficient of Reality” in Performance and Photography: Point & Shoot (Dazibao, Montreal), “Manobras: viúvas de caça/Manoeuvre : Veuves de chasse” (Poiesis 13, UFF, Rio de Janeiro), “Désautorisation de l’esthétique” in L’expérienceesthétique en question (Harmattan, Paris) and most recently “Raking the Real” in the monograph Alain-Martin Richard: Performances, Manoeuvres and other Hypotheses for Disappearing(FADO, Toronto and SAGAMIE édition d’art, Alma).


Fred Paulino (Coletivo Gambiologia)

/apresentação de projeto/ 06.12/ 15h15 – 16h30

Cientista da Computação pela UFMG, pós graduado em Arte Contemporânea na UEMG, vive e trabalha em Belo Horizonte. Realiza obras em suportes diversos – desde experimentações gráficas, vídeo e intervenções urbanas até eletrônica e programação de sistemas. Foi diretor criativo do Estúdio Osso e um dos fundadores do Coletivo Mosquito. Ministrou oficinas e participou de diversas mostras, exposições e festivais no Brasil e exterior, dentre eles: TEDx Belo Horizonte(2013), ZERO1 Biennial (San Jose, EUA), ISEA2012 (Albuquerque, EUA), Tecnofagias – 3ª Mostra 3M de Arte Digital (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo, SP), CREAM – International Festival for Artsand Media (Yokohama, Japão), Videobrasil (Brasil), Arte.Mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (Brasil) e FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Brasil). Coordena o projeto Gambiologia. Foi idealizador e curador das exposições Gambiólogos – A Gambiarra nos Tempos do Digital (2010 e 2014) e é editor da Facta – Revista de Gambiologia.

Fred Paulino is a Computer scientist from UFMG, received his postgraduate degree in Contemporary Art from UEMG. He lives and works in Belo Horizonte, where he achieves works in a diversity of surfaces, from graphic experimentations, videos, urban interventions, up to electronics and systems programming. He was the creative director of Estúdio Osso, and one of the founders of Coletivo Mosquito. He has also been involved in teaching activities in workshops, and participated in art exhibitions and festivals around Brazil and overseas, including: TEDx Belo Horizonte (2013), ZERO1 Biennial (San José, EUA), ISEA2012 (Albuquerque, USA), Tecnofagias – 3ª Mostra 3M de Arte Digital (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo, SP), CREAM – International Festival for Arts and Media (Yokohama, Japão), Videobrasil (Brasil), Art.Mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis (Brazil), and FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (Brazil). Currently he coordinates Gambiologia Project and has been the idealizer and curator of all editions of the exhibition “Gambiólogos” – A Gambiarra nos Tempos do Digital (2010 e 2014), he is also the editor of Facta – Revista de Gambiologia.



Gilbertto Prado (ECA|USP)

/mesa temática/ 06.12/16h30 – 18h30

Artista multimídia, professor do Departamento de Artes Plásticas da ECA – USP e coordenador do Grupo Poéticas Digitais. Tem realizado e participado de inúmeras exposições no Brasil e no exterior. Recebeu o 9º Prix Möbius International des Multimédias, Beijin, 2001 (Menção Especial), Prêmio Transmídia Itaú Cultural (2002) e o 6º Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, (Grupo Poéticas Digitais), 2006, entre outros. Trabalha com arte em rede e instalações interativas. Publicou em 2003 o livro Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário, pelo Itaú Cultural. www.gilberttoprado.net  www.poeticasdigitais.net

Gilbertto Prado is a multimedia artist, Professor of the Visual Arts Department at ECA – USP and the coordinator of the Digital Poetics Group. He has produced and participated in several exhibitions in Brazil and abroad, and has received numerous awards, such as, the 9th Prix Möbius International des Multimédias, Beijin, 2001 (Special Mention), Prêmio Transmidia Itaú Cultural (2002),the 6o. Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, (Grupo Poéticas Digitais), 2006, among others. He has published in 2003 the book, Arte telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário (Itaú Cultural). Currently his work is related with art networks and interactive installations.

His website can be found at www.gilberttoprado.net  www.poeticasdigitais.net


Caio Vassão (FAAP) 

/mesa temática/ 06.12/16h30 – 18h30

Caio Vassão é doutor em Design pela FAUUSP (2008), e pesquisa abordagens de ponta em design e sobre as relações entre a tecnologia digital e a vida urbana. Em especial, Vassão pesquisa técnicas de design que transitem entre as artes, a tecnologia, a poética e a epistemologia. Docente há 15 anos em cursos de graduação e pós-graduação, e consultor em projetos de inovação, em que utiliza o Metadesign, sobre o qual publicou um livro em 2010. Atualmente pesquisa o Design de Ecossistemas e sistemas de alta complexidade, em especial os sistemas interativos e suas relações com modos emergentes de vida urbana.

Caio Vassão holds a Doctorate in Design from FAUUSP (2008). His research involves cutting-edge approaches on design and the relations between digital technology and urban life. He researches with a focus on design techniques that are able to transit across arts, technology, poetics and epistemology. Over fifteen years he’s been involved in graduate, post-graduate courses and consulting activities, that relate to innovative projects, where Metadesign is used, on which, he has published a book in 2010. Currently, he researches design of ecosystems and high-complexity systems, with emphasis on interactive systems and their relations with emerging means of the urban life.


Fabrizio Poltronieri (CDC|Alemanha)

/mesa temática/ 06.12/16h30 – 18h30

Fabrizio Augusto Poltronieri é artista e pesquisador, Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com uma tese sobre o papel do acaso na arte computacional. Atualmente seus esforços de pesquisa estão focados na compreensão de como os códigos pós-históricos podem ser utilizados para a produção de conhecimento. Esta pesquisa é realizada no Gamification Lab, da Leuphana Universität Lüuneburg, Alemanha, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seus artigos tem sido publicados com frequência em livros internacionais, sendo o mais recente um capítulo do livro Von Begriff zum Bild: Medienkultur nach Vilém Flusser, ed. Michael Hanke and Steffi Winkler (Tectum Verlag Marburg, 2013). Fabrizio também é co-editor do livro The Permanence of the Transient: Precariousness in Art (Cambridge Scholars, 2014).

Fabrizio Augusto Poltronieri is an artist and researcher who holds a PhD in Semiotics with a thesis on the role of chance in computer art. Currently, his research efforts are engaged in understanding how post-historical codes can be used to produce knowledge. This research is being conducted at both the Pontifical Catholic University of São Paulo and the Gamification Lab at Leuphana Universität Lüneburg, Germany. His writings have been published in several books, of which the most recent is Von Begriff zum Bild: Medienkultur nach Vilém Flusser, ed. Michael Hanke and Steffi Winkler (Tectum Verlag Marburg, 2013). He is also the co-editor of the book The Permanence of the Transient: Precariousness in Art (Cambridge Scholars, 2014).


Diana Domingues (LART-UNB)

/palestra/ 05.12/ 17h – 19h

Pesquisador Visitante Nacional Sênior – CAPES UnB 2010-2014. Pesquisadora CNPq, PQ 1 A. Fundadora e Diretora do LART – Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência. Professora colaboradora Senior do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica (desde 2010). Pesquisadora do Camera Culture Media LabMIT International Science and Technology Initiatives/CNPq. Pós-doutora pelo ATI – Art & Technologies de l´Image, Université Paris VIII e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP . Ações internacionais com o OCAD, Toronto. Membro do International Advisory Board do CIV/DDD – Centre for Innovation in Information Visualization and Data Driven Design, York University e Toronto University. Membro do Editorial Board da Digital Creativity, University of Plymouth , Pesquisador associado e Membro do International Advisory Committee for the 2015 conference Media Art Histories 2015 _ RE-CREATE, Université du Québec à Montréal. Membro do LEAF, Leonardo Education Art Forum, e outros comitês científicos e editoriais. Projetos voltados à reengenharia da vida sob três eixos: reengenharia do sensório, reengenharia da natureza e reengenharia da cultura. Tratam da expansão sensorial e perceptiva em sistemas enativos afetivos e inovações tecnológicas disruptivas. Voltam-se à sinestesia, por interfaces sensórias, mineração da realidade,e à biodiversidade e ecossistema com softwares sociais e visualização de dados por locatividade e sentido de presença ampliado em mapas vivos de narrativas humanas e cuidados com paisagens enfermas em geografias afetivas. Publicou e organizou livros seminais para a pesquisa como: EDUNESP : Arte, Ciência e Tecnologia: Passado, Presente e Desafios, 2009; Arte e vida no Século XXI: Tecnologia, Ciência e Criatividade, 2003 e cerca de 100 capítulos em livros e artigos em journals. Artista com mais de 50 exposições individuais e mais de 130 coletivas em Bienais como de São Paulo e Bienais do Mercosul. Exposição na House of Culture of the World HKW,Berlin, Maison Européenne de la Photographie, Paris, MN Belas Artes RJ, MAM e MAC SP, e em Galerias de diversos países. Curadora de eventos internacionais. Sua obra está em muitos livros de referência como : Bruce Wands, Digital Art, 2004, no Latin American Art in the 20th Century, de Edward Lucie-Smith, Thames and Hudson, 2003.

Diana Maria Gallicchio is a National Senior visiting researcher – CAPES UnB 2010-2014, PQ 1 A. Founder and director of LART – Laboratory of Research in Art and TecnoScience, Collaborating Senior Professor of the Post graduation Programme in Biomedic Engineering (since 2010), Researcher of the Camera Culture Media LabMIT International Science and Technology Initiatives/CNPq. She holds a Post doctoral degree from ATI Art & Technologies de l´Image, Université Paris VIII, and a doctorate degree in Communication and Semiotics from PUC/S. She has participated in international actions with OCAD, Toronto, and is also a member of International Advisory Board do CIV/DDD – Centre for Innovation in Information Visualization and Data Driven Design, York University e Toronto University, she´s a member as well, of Editorial Board of Digital Creativity, University of Plymouth. Associate researcher and member of the International Advisory Committee for the 2015 conference Media Art Histories 2015 _ RE-CREATE, Université du Québec à Montréal. Member of LEAF, Leonardo Education Art Forum, and other scientific committees and international. Her projects are focused on re-engineering of life under three axels: re-engineering of the sensory, re-engineering of nature and re-engineering of culture. They approach sensorial and perceptive expansion in enactive affective systems and disruptive technological innovations. They also aim at synesthesia, through sensorial interfaces, reality mining, and at biodiversity and ecosystems with social softwares and data viewing by locatividade and expended sense of presence into living maps and human narratives, with attention to sick landscapes in affective geographies. She has published and organized books, and research seminars, such as, EDUNESP: art. science and technology: Past, present and challenges, 2009; Art and life in the 21st century: Technology, Science and Creativity, 2003. In addition she’s had over 100 chapters in books and articles published by Harmattan Press, Presses UQAMa and Laval. As an artist she has participated in more than 50 individual exhibitis and over 130 collective ones, such as, Biennial of São Paulo and Biennials of Mercosul, Exibit in the House of Culture of the World HKW, Berlin, Maison Européenne de la Photographie, Paris, MN Belas Artes RJ, MAM e MAC SP, as well as in galleries and museums in other countries. She was curator in international events. Her work appears in many reference books: Bruce Wands, Digital Art, 2004, Latin American Art in the 20th Century, de Edward Lucie-Smith, Thames and Hudson, 2003, and Stephen Wilson’s book, Information Arts, MIT Press 2002, and Art + Science Now, by Stephen Wilson, Thames and Hudson, 2003.