PABLO ASSUMPÇÃO
02/12 | sexta | 16h45 – 18h30 | Porto Iracema das Artes
Dramaturgia do corpo: uma leitura sensório-poética
COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS: PERFORMATIVIDADE E DRAMATURGIA | Muito se fala em uma dramaturgia do corpo nas artes contemporâneas, mas o que é isto, e em que medida isto extrapola o domínio da arte como sistema totalizante da experiência estética? Pistas advindas da teoria da performance, da antropologia dos sentidos corporais e dos estudos da dança sugerem que a percepção e a memória, corporalmente assentadas, articulam redes materiais que dão substância histórica à experiência do/no mundo. Nesta breve fala de natureza especulativa, pretendo voltar-me para o corpo como mediação sensório-poética dos mundos que ele próprio cria, e propor tal mediação como um laboratório de dramaturgia. Defendo que a conexão radical entre corpo e mundo deva ser entendida como uma poiese, como uma dimensão estética da experiência sócio-histórica. Assim, uma dramaturgia nas artes do corpo jamais será concebida como fórmula ou conceito abstrato, sem referência aos significados contínua e contingentemente re-criados nessas redes materiais que conectam corpo e mundo. Aqui, dramaturgia seria mais próximo de uma semântica sensória da experiência que jamais será totalizante, pois sempre conterá epistemologias regionais, desvios de sentido e atravessamentos sensíveis que dão forma a poéticas não redutíveis ao modelo textual.
Pablo Assumpção é professor da graduação em dança e do mestrado em artes da UFC, PhD em Estudos da Performance pela Universidade de Nova York, pesquisa a dimensão performativa do gênero e da sexualidade, arte contemporânea, cultura popular e aspectos estéticos da experiência urbana.