ÓSCAR CORNAGO

01/12 | quinta | 14h – 16h30 | Porto Iracema das Artes
Com a casa às costas: viver, habitar, ocupar
ENCONTRO: HABITAR|VIVER: CIDADES, SITUAÇÕES CRÍTICAS E ARTE | Viver, habitar e ocupar são ações próximas, contudo, apontam para lugares distintos: corpo, convivência, política; estes horizontes tem servido para desbordar o teatro permitindo-lhe ir além de suas delimitações tradicionais. Se viver tem tornado visível os corpos em sua dimensão biológica, transbordando a noção de personagem e representação, acentuando a dimensão performativa; a ideia de ocupação tem convidado as artes para potencializar suas possibilidades políticas transgredindo os limites espaciais e temporais da obra; por último, habitar se situa em um terreno incerto entre o biológico e o político, em um espaço de resistência construído a partir do cotidiano que se move entre a vida privatizada do corpo e sua submissão pela economia do trabalho. Desde diferentes perspectivas estes três horizontes, quase sempre justapostos, podem entender-se como uma reação contra as convenções derivadas tanto do mundo do teatro como das leis de mercado que convertem a obra em um produto e a cena da vida em resultado de um marketing comercial.

Óscar Cornago é investigador do ‘Centro de Ciencias Humanas y Sociales del Consejo Superior de Investigaciones Científicas de Madrid’. Foi bolsista de pós-doutorado na Universidade de Berlim. Tem trabalhado na Universidade de Buenos Aires e tem lecionado na Universidade de Santa Catarina – Brasil. Tem publicado numerosos ensaios e livros. Entre seus últimos trabalhos se encontram: Ensayos de teoría escénica. Teatralidad, público y democracia (Madrid, Abada, 2016) ou o volumen coletivo Manual de emergencia para prácticas escénicas (Madrid, Con tinta me tienes, 2013). Tem estudado e documentado a obra de artistas cênicos em Espanha e América Latina em volumes como Políticas de la palabra, Éticas del cuerpo o Acercamientos a lo real. Atualmente dirige o projeto de investigação “Las prácticas escénicas como forma social del conocimiento. Una aproximación crítica a la idea de participación en el contexto de las democracias”, vinculado ao ‘Archivo Virtual de las Artes Escénicas’ e o grupo de investigação ARTEA.