das-artes-aviso-importante-3

LUIZ DE ABREU

30/11 – 02/12 | quarta, quinta e sexta | 9h – 12h | Vila das Artes
Dança Pessoal
WORKSHOP | Esta oficina propõe uma experiência em dança. O foco principal é a construção coreográfica a partir da própria pessoa. Uma dança pessoal, uma dança na primeira pessoa. Neste processo, os contextos pessoais serão as matrizes que constituíram a cena coreográfica.  A metodologia, seguindo o princípio de dança pessoal, também será experimentada a partir das necessidades individuais. Os participantes entrarão em contato com suas próprias perguntas e problematizações cênicas, que serão discutidas no grupo.  Finalmente  criar uma dança pessoal, é também criar métodos pessoais para se criar em dança. No final da oficina esperamos que cada um tenha um esboço de um trabalho cênico, que será compartilhado com o grupo em forma de apresentação.

03/12 | sábado | 16h45 – 18h30 | Porto Iracema das Artes
O corpo negro como campo de pesquisa: o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido
COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS: CORPO NEGRO E PERFORMANCE | Esta fala apresenta e analisa o processo de criação da coreografia O Samba do Criolo Doido, de Luiz de Abreu, seu contexto e desdobramentos. O processo de criação utilizou o método da bricolagem, a partir de procedimentos cartográficos e autoetnográficos, já que o corpo do artista é o campo em relação a outros campos, ou seja, o observador que se observa num sentido transversal onde não há separação de sujeito e objeto, prática e teoria, conhecimento e política. Para compartilhar uma reflexão ativa sobre o processo de criação em seu caráter ético e estético, segue uma análise do corpo negro como campo de pesquisa. Um corpo político, um corpo em transformação. Tais elementos são impregnados de importância e simbologia histórica e cultural na construção da imagem do negro no Brasil.

Luiz de Abreu nasceu em Araguarí onde trava seu primeiro contato com a dança nos terreiros de umbanda. Graduado em dança pela Faculdade de Dança Angel Vianna Rio de Janeiro. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Iniciou seus estudos em dança em Uberlândia e muda-se para Belo Horizonte, onde trabalha em várias companhias. Em meados dos anos 90 chega a São Paulo, onde começa sua carreira solo. Se apresenta na França, Alemanha, Portugal, Croácia, Cuba, Espanha, Inglaterra, África – Mali, e em todos os festivais de dança contemporânea do Brasil. Atualmente mora entre São Paulo, Salvador e Uberlândia, aprofundando suas investigações a respeito do ‘corpo negro’.