GISELLE BEIGUELMAN

03/12 | sábado | 14h – 16h30 | Porto Iracema das Artes
#Ocupa_Monumento
ENCONTRO: CIDADES EM MOVIMENTO | A apresentação analisa projetos artísticos que se apropriam do patrimônio histórico, propondo novas abordagens da memória. Serão abordadas três situações observadas em diversas cidades: ataques performáticos a monumentos, reconstruções de obras históricas consagradas e proposições de obras contramonumentais. Entre outros casos, comentaremos: a pintura cor de rosa do Monumento às Bandeiras de Brecheret, em São Paulo (26 de setembro de 2016), o mural Independência ou Morte – O Povo, de Bruno Moreschi (2016), e as imperceptíveis Stolpersteine (Pedras de tropeço) (1996 – ) do artista Gunter Demnig espalhadas em várias cidades da Alemanha. Com base nessas considerações, discutiremos os modos pelos quais a arte, ao tensionar as relações do passado com o presente, reivindica o direito à memória e participa dos processos contemporâneos de ocupação do espaço público.

Giselle Beiguelman é artista e professora Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Seu trabalho inclui projetos em rede e intervenções em espaços públicos. Atua na criação e desenvolvimento de aplicações digitais desde 1994 e na área de preservação de obras de artemídia. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq/FAUUSP Estéticas da Memória no Século 21, membro do Laboratório para Outros Urbanismos (FAUUSP) e do Interdisciplinary Laboratory Image Knowledge da Humboldt-Universität zu Berlin. É autora das obras O Livro depois de Livro (2003), Nomadismos Tecnológicos (com Jorge La Ferla, 2011) e Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais (com Ana Gonçalves Magalhães, 2014). Em 2016, realizou as individuais Cinema Lascado, Caixa Cultural (São Paulo) e Quanto Pesa Uma Nuvem?, Galpão VB (São Paulo). Participou das mostras coletivas Unplace, Fundação Calouste Gulbekian (Lisboa, 2015); 3a Bienal da Bahia (Salvador, 2014); 25a Bienal de S. Paulo (2002); The Algorithmic Revolution, ZKM (Karlsruhe, Alemanha, 2004-2008) e, na mesma instituição, NET_Condition (1999-2000). Foi curadora de Tecnofagias (3a Mostra 3M de Arte Digital, Instituto Tomie Othake) e Memória da Amnésia (Arquivo Histórico de São Paulo, 2015). Site pessoal: www.desvirtual.com.