ALEXIS MORENO

01/12 – 03/12 | quinta, sexta e sábado | 9h – 12h | Vila das Artes
Dramaturgia a partir da direção teatral
WORKSHOP | Oficina introdutória de dramaturgia. A partir de exercícios simples se coloca em questão uma mesma situação e suas possibilidades cênicas, considerando não só elementos literários, mas sobretudo, cênicos (atmosfera, estado, situação etc.) devido a que o texto dramático é um elemento a mais da encenação, ponto de partida e não de chegada.

02/12 | sexta | 16h45 – 18h30 | Porto Iracema das Artes
Criando a partir do pertencimento: o ator como criador da teatralidade

COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS: PERFORMATIVIDADE E DRAMATURGIA | Nesta apresentação darei a conhecer minha forma de trabalho dentro da realidade chilena e seus contextos contemporâneos, onde a voz das Companhias de Teatro Independentes tem se apropriado da cena no Chile e são os que continuam escrevendo a história do teatro, através de um novo olhar, no qual arte, gestão e opinião se mesclam como nunca antes.

Alexis Moreno é ator, dramaturgo, roteirista, diretor e acadêmico teatral. Nasce em Santiago do Chile em 1977 e realizou seus estudos teatrais na Universidad de Chile. Junto com seu grupo artístico, Companhia  “Teatro La María”, fundada junto a Alexandra von Hummel, no ano de 2000, tem montado obras de sua autoria e clássicos do repertório universal, tais como: “El Hotel”, “Los Millonarios”, “Súper Héroes”, “La Tercera Obra”, “Pelícano”, “Las Huachas”, “Hamlet”, “Abel”, “Caín” e “La Trilogía Negra” (composta pelas comédias El apocalipsis de mi vida, Trauma y Lástima) entre outras, as que tem se apresentado no Chile e no estrangeiro, obtendo múltiplos prêmios e reconhecimentos. Se destaca o Prêmio do Conselho do Livro do Chile à Melhor Obra Literária em 2009, na categoría Teatro, pelo seu texto “Las Huachas”, estreada no TEUC, no ano de 2008. Atualmente é Diretor da Escola de Teatro da Universidad Mayor no Chile. Sua companhia, com a qual já montou diversos trabalhos, é reconhecida como uma das vozes fundamentais da cena nacional chilena das últimas décadas e seu trabalho tem ganhado reconhecimento em múltiplos festivais internacionais, levando suas encenações à França, Itália, Portugal, Japão, entre outros países.